MITO OU VERDADE? NEM SEMPRE O QUE SE OUVE FUNCIONA


Descubra a verdade sobre dez dos maiores mitos sobre carros.


Verdade x Mito



Misturar óleo sintético com mineral pode prejudicar o motor.

Verdade x Mito
Sim, e é um problema a longo prazo. Depois de um tempo, a mistura tende a formar borras (pasta que entope o sistema de lubrificação) que pode condenar o motor.

Descer a ladeira na banguela poupa combustível.

Verdade x Mito
O consumo é o mesmo, pois a injeção de combustível não acontece. Também aumenta o risco de acidentes: o freio-motor não é utilizado e sobrecarrega os freios, que podem superaquecer.

O air bag pode machucar.

Verdade x Mito
O material é feito para amenizar o impacto, mas há risco de lesão. E ele é maior se o motorista usar óculos ou estiver com algo na boca, como um cachimbo. O ruído do estouro e o gás que infla o air bag não oferecem risco.

Rodar com vidros abertos gasta mais combustível.

Verdade x Mito
Vidros abertos afetam a aerodinâmica. Quanto mais janelas, maior o arrasto e o gasto de combustível. O aumento da velocidade só multiplica o consumo. As perdas variam de 2% a 5%.

Vidros escurecidos reduzem o calor no interior do carro.

Verdade x Mito
Vidros verdes, degradê no para-brisa e película não só reduzem o impacto da luz: também diminuem a radiação solar e temperatura interna (a do painel em até 20% e a do ambiente em 8%).

Passar por uma lombada na diagonal é prejudicial.

Verdade x Mito
A prática força o monobloco, a base do carro, a uma torção desnecessária. A melhor maneira de enfrentar o obstáculo é com as rodas alinhadas e em baixa velocidade.

É recomendável pisar na embreagem para ligar o motor.

Verdade x Mito
Ao se acionar o pedal, a transmissão é desacoplada do motor. Isso diminui a carga sobre o motor de arranque e poupa a bateria. Também previne o tranco se a marcha estiver engatada.

Óleo de mamona ajuda a conservar o chassi.

Verdade x Mito
Os carros atuais não precisam de lubrificante no assoalho – feito de aço galvanizado com anticorrosivos. Qualquer lubrificante pode causar reações químicas que levam ao ressecamento de buchas de suspensão e mangueiras.

Um carro a gasolina funciona com etanol.

Verdade x Mito
Funciona. Mas motores a etanol têm taxa de compressão maior, o que significa um rendimento pior. Filtros, bomba de combustível e injeção não têm proteção necessária contra o resseca-mento causado pelo álcool.

Naftalina no tanque aumenta a potência.

Verdade x Mito
Mas cuidado. A naftalina aumenta a octanagem da gasolina em até 3%, mas há desgaste prematuro de cilindros, anéis e bronzinas. Em carro novo é pior: os bicos injetores têm orifícios pequenos e podem entupir.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem o Quanto Quiserem , Estou Disposto a Responder Todos os Seus Comentários.

Postagens populares