Conheça abaixo as peças que fazem parte deste conjunto e os cuidados básicos necessários para manter os freios em ordem.
Peças e manutenção
Dependendo do carro, o sistema de frenagem é composto por discos e pastilhas ou tambores e lonas. Ambas as duplas possuem funcionamento hidráulico e devem ser verificadas periodicamente, seguindo a recomendação do manual de manutenção de cada veículo. Em média, é recomendável levá-lo a uma oficina de sua confiança para fazer uma inspeção no conjunto a cada 10 mil quilômetros. Esta verificação consiste em checar o estado geral dos componentes, já que são peças que se desgastam naturalmente com o uso.
Além de cuidar de todos os componentes citados acima, é preciso saber que não é recomendável alterar as configurações do freio, bem como outras características originais do carro que podem interferir na sua eficiência, como o tamanho de rodas e modificações na suspensão.
Novidade: pastilhas que “falam”
A pastilha com sonorizador é capaz de alertar o motorista sobre o desgaste excessivo do componente. No começo, o condutor pode levar um susto, achando que a roda vai cair ou algo do tipo. Mas o som produzido nada mais é do que uma pequena chapa metálica localizada na ponta da pastilha (indicador de desgaste) em atrito com o disco de freio, o que provoca um ruído de metal contra metal.
Ao ouvir o som sinalizador, o proprietário deve levar o carro o quanto antes para uma oficina para fazer a substituição das pastilhas (de todas as rodas) e uma inspeção em todo o conjunto de frenagem, para garantir total segurança e evitar desgastes mais profundos nos discos de freio.
fonte: Alagoas Web
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