DICAS AUTOMOTIVAS: COMO CUIDAR DOS FREIOS DO SEU CARRO.

Conheça os itens que fazem parte do conjunto de frenagem e saiba a importância da manutenção preventiva.


Um dos itens de segurança mais importantes do carro é o sistema de frenagem. Porém, fazer a manutenção do conjunto não faz parte do hábito de muita gente. Se você também está em falta nesse sentido, saiba que ainda há tempo para mudar de atitude, pois dar mais atenção ao sistema de freios garante a segurança de todo mundo que vai a bordo.

Conheça abaixo as peças que fazem parte deste conjunto e os cuidados básicos necessários para manter os freios em ordem.

Peças e manutenção
Dependendo do carro, o sistema de frenagem é composto por discos e pastilhas ou tambores e lonas. Ambas as duplas possuem funcionamento hidráulico e devem ser verificadas periodicamente, seguindo a recomendação do manual de manutenção de cada veículo. Em média, é recomendável levá-lo a uma oficina de sua confiança para fazer uma inspeção no conjunto a cada 10 mil quilômetros. Esta verificação consiste em checar o estado geral dos componentes, já que são peças que se desgastam naturalmente com o uso.

Atente-se também ao fluído de freio. Nem todo mundo tem conhecimento, mas ele é o responsável por fazer o acionamento do sistema de freio. O prazo de troca e a especificação do tipo do fluído são informações que também estão no manual do carro. Normalmente o prazo para a substituição é de cerca de 10 mil quilômetros ou dois anos de uso. Vale frisar que, se o líquido estiver abaixo do nível indicado ou se estiver vencido, a eficiência de frenagem pode ficar seriamente comprometida.

Além de cuidar de todos os componentes citados acima, é preciso saber que não é recomendável alterar as configurações do freio, bem como outras características originais do carro que podem interferir na sua eficiência, como o tamanho de rodas e modificações na suspensão.

Novidade: pastilhas que “falam”
Uma das novidades que estão no mercado é a pastilha de freio com dispositivo sonorizador. Não se trata daquele tipo de pastilhas mais sofisticadas, que possuem sensores de desgaste (e preços mais altos também).

A pastilha com sonorizador é capaz de alertar o motorista sobre o desgaste excessivo do componente. No começo, o condutor pode levar um susto, achando que a roda vai cair ou algo do tipo. Mas o som produzido nada mais é do que uma pequena chapa metálica localizada na ponta da pastilha (indicador de desgaste) em atrito com o disco de freio, o que provoca um ruído de metal contra metal.

Ao ouvir o som sinalizador, o proprietário deve levar o carro o quanto antes para uma oficina para fazer a substituição das pastilhas (de todas as rodas) e uma inspeção em todo o conjunto de frenagem, para garantir total segurança e evitar desgastes mais profundos nos discos de freio.

fonte: Alagoas Web

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