DICAS AUTOMOTIVAS: A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS ROLAMENTOS, EVITAM POSSIVEIS ACIDENTES.

Confira dicas de um especialista para prevenir incidentes e gastos desnecessários com reparos por conta do desgaste excessivo do componente.


Durante a checagem de rotina de itens, como filtros, lubrificantes, pneus e rodas, a maioria dos motoristas acaba se esquecendo de conferir outro importante componente, o rolamento.

A peça instalada no eixo da roda também deve ser inspecionada periodicamente  para garantir a segurança do veículo. De acordo com Alexandre Santana, consultor técnico da SKF do Brasil, uma das maiores empresas do ramo, “um rolamento danificado pode travar a roda, fazendo o veículo perder o controle e provocar acidentes gravíssimos”.

O especialista recomenda ainda que a inspeção do componente seja feita a cada 20 mil quilômetros. “A exemplo de outras partes da suspensão do veículo, esta peça merece atenção igual e deve ser checada durante a manutenção preventiva por ser considerada um item de segurança”, explicou Santana.

Outro aspecto importante que deve ser observado na manutenção de um rolamento é o seu tempo de vida útil que, de acordo com o especialista, dura cerca de 60 mil quilômetros. “O mais prudente é fazer a troca dentro desse período para evitar desgastes excessivos e incidentes”, recomenda.

Se a substituição for prorrogada e o rolamento apresentar problemas, o proprietário do veículo poderá ter gastos extras por conta do desgaste em outros componentes do sistema rodante. As falhas no conjunto podem levar à substituição de mais peças e aumentar as despesas com a manutenção.

Além da revisão dos rolamentos a cada 20 mil quilômetros, o motorista também pode detectar um problema por meio de ruídos. “Sempre que houver algum barulho, o proprietário deve levar o veículo até uma oficina e pedir para checar não só os freios e os pneus, mas também os rolamentos”, disse Santana.

Confira algumas dicas do especialista Alexandre Santana para manter o rolamento de seu veículo em bom estado de funcionamento:

+Os rolamentos têm vida útil de cerca de 60 mil quilômetros, período que deve ser levado em consideração durante a inspeção periódica e para troca preventiva do componente.

+Ruídos percebidos próximos à roda podem ser provenientes do rolamento. Peça a um mecânico de sua confiança para conferir as condições da peça.

+A garantia do produto está ligada à qualidade do serviço de quem instala a peça. Por isso, tenha atenção na escolha do responsável pelo serviço.

+Ao adquirir um novo produto para a substituição, o consumidor deve dirigir-se a lojas idôneas. Exija sempre peças originais e de fabricantes reconhecidos no mercado. Em caso de dúvida quanto à procedência ou qualidade do componente, entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa.

Fonte: Alagoas Web

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem o Quanto Quiserem , Estou Disposto a Responder Todos os Seus Comentários.

Postagens populares