HONDA: A HONDA AFIRMOU QUE O NOVO FIT SERÁ FABRICADO NA PLANTA DE ITIRAPINA.

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O Brasil representa o quarto maior mercado do mundo para Honda.

 
 
A Honda anunciou nesta terça-feira (26) que o Novo Fit será o primeiro modelo produzido na fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo. Durante o evento, a fabricante divulgou que o Brasil representa o quarto maior mercado do mundo para a Honda.

A nova fábrica da Honda no Brasil terá 5.800.000 metros quadrados, com 1 bilhão de reais investidos, dobrando a capacidade produtiva no país para 240 mil veículos por ano e gerando mais 2 mil empregos diretos.

Segundo o presidente mundial da Honda, Takanobu Ito, a fabricante japonesa também construirá um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sumaré, com investimento de mais de 100 milhões de reais, que será inaugurado até o fim deste ano. A produção de peças plásticas e powertrains será realizada em Sumaré.

De acordo com Carlos Eiji, diretor executivo da Honda, o Fit não será o único carro fabricado em Itirapina, que produzirá "outros modelos da mesma categoria muito requisitados pelo consumidor", citou ele, sem revelar a quais seriam os veículos.

 
 
 
 

Atualização às 13h45, em 26/11/2013
Dando sequência à entrevista coletiva com a imprensa nacional, os executivos da Honda explicaram que, inicialmente, o novo Fit será feito em Sumaré, já em 2014. Uma vez inaugurada a planta de Itirapina, o modelo passará a será produzido apenas nas novas instalações, ou, caso a demanda seja muito grande, em ambas as fábricas.

Outra novidade foi a confirmação da produção do SUV VEZEL no País, feita por Roberto Akiyama, diretor-executivo da Honda Automóveis. Masahiro Takedagawa, diretor da Honda South América, informou que não está decidido o local de fabricação do utilitário, derivado do novo Fit, mas as duas plantas da Honda terão condições de montá-lo. Além disso, a nova geração do sedã City também terá produção nacional.

Por fim, a Honda informou que pretende alcançar os 80% de nacionalização dos carros vendidos no Brasil nos próximos anos.
 
Fonte: Quatro Rodas

DODGE: DODGE LANÇA SRT VIPER 2014 ELE TERÁ APENAS 159 UNIDADES

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A SRT revelou mais detalhes sobre a edição limitada Viper Time Attack, que foi apresentado no começo do ano durante o Salão de Nova York.

Com um peso de 1.537 kg, a edição TA vem com inúmeras atualizações começando com uma suspensão de corrida Bilstein DampTronic com uma configuração de dois modos . Os engenheiros da SRT reajustaram os amortecedores, molas, barras estabilizadoras e também instalaram estruturas feitas em fibra de carbono.

O kit de frenagem dispõe agora de duas peças Brembo de alta capacidade térmica, enquanto que o Pacote de Aerodinâmica Avançada tem divisores de fibra de carbono na frente e um spoiler traseiro para gerar downforce em altas velocidades (um aumento de 700 por cento a 241 km/h). O Viper Time Attack agora conta com rodas de liga leve Sidewinder II e pneus Pirelli P Zero Corsa.

Toda a força do SRT Viper Time Attack 2014 é fornecida pelo mesmo motor V10 de 8.4 litros que entrega 648 cavalos de potência e 83 mkgf de torque.

A produção do modelo já começou na fábrica de montagem de Conner Avenue, em Detroit, com as entregas programadas para até o fim deste ano. Apenas 159 carros serão construídos e 93 deles terão a pintura laranja da foto acima (TA Orange). 33 unidades serão pintadas de "Veno
m Black" (preto) e os outros 33 carros restantes serão brancos (Bright White).

Fonte: Quatro Rodas

HONDA: A HONDA ACABA DE MOSTRA O NOVO CITY NA ÍNDIA.

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O novo City começará a ser vendido no país à partir de janeiro de 2014.

 
 
 A Honda apresentou a quarta geração do City em Nova Delhi, na Índia. O sedã de tamanho médio foi criado e desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento da Honda em Tochigi, no Japão, e representa o primeiro modelo da empresa para implementar a nova linguagem de estilo, chamada de "EXCITING H DESIGN!".

O veículo tem os mesmos 4.400 milímetros de comprimento e 1.695 milímetros de largura da geração anterior, mas sua altura aumentou em 10mm, passando a ter 1.495 milímetros, assim como a distância entre eixos, que foi alongada em 50mm, agora com 2.600 milímetros.

 
 
 Um motor 1.5 litros diesel i-DTEC DOHC de quatro cilindros foi exclusivamente criado para o mercado indiano, que utiliza a mais recente Earth Dreams Technology. Além disso, haverá um motor de 1.5 SOHC i-VTEC de quatro cilindros movido a gasolina que promete proporcionar melhor equilíbrio entre desempenho e economia de combustível.

O novo Honda City será colocado à venda em janeiro de 2014 na Índia, medida que será seguida por outros 60 mercados.
 
Fonte: Quatro Rodas

TESTES: CITROEN C4 LOUNGE EXCLUSIVE TURBO THP 165 CV. O SUCESSOR DO C4 PALLAS.

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Ele vem com novidades e com um visual pra lá de elegante.

Por ocasião do lançamento do C4 Lounge no dia 13 de agosto, em Mendoza, na Argentina, o Bob fez a avaliação da versão Exclusive com motor 2-L aspirado. Este post vem a complementá-lo, pois agora, para teste “no uso”, temos a versão Exclusive com o nosso já conhecido motor THP 165. 

Suas potências máximas pouco diferem — 151 cv para o 2-L aspirado e 165 cv para o 1,6-L turbo —, porém o que difere bastante é o modo como essas potências são entregues. O torque máximo de 21,7 m·kgf do aspirado 2-L (com álcool) é um pico que vem a 4.000 rpm, enquanto que os 24,5 m·kgf do THP é um patamar que vai de 1.400 a 4.000 rpm. Sendo assim, já que potência é, basicamente, torque x rpm, vê-se que o THP em baixo giro já nos disponibiliza potência muito maior que o 2-L aspirado oferece na mesma rotação. 

Um pequeno exemplo: com o THP 165 subi toda a Rodovia dos Imigrantes — subida da Serra do Mar — em velocidade variando entre 100 e 110 km/h (velocímetro) e em 6ª marcha; com o giro ao redor de 2.400~2.500 rpm. O excelente câmbio automático Aisin deixou o câmbio, o tempo todo, em 6ª marcha, ele entendendo que não havia necessidade de reduzir para 5ª ou mesmo 4ª marcha, pois as suaves solicitações para retomadas que eu fazia não requeriam redução, já que para isso o motor já estava produzindo potência de sobra. Caso eu acelerasse fundo, aí sim, imediatamente viriam as reduções, mas indo tranqüilo com pouco tráfego, madrugada, subimos numa tacada só e em 6ª.


Nunca que o mesmo câmbio Aisin, num 2-L aspirado,  trabalharia da mesma forma. Ele entenderia que seria necessário um giro mais alto e trataria de elevá-lo, passando para marchas mais curtas. O mesmo nós mesmo faríamos nos dois casos, caso o câmbio fosse manual.

Por aí se vê que na prática há uma grande diferença em como o C4 se comporta com um e outro motor, mesmo eles tendo potência máxima semelhantes. Os números de desempenho, como o tempo levado para acelerar de 0 a 100 km/h e a velocidade máxima, não informam a diferença que há no uso real, no  dia-a-dia. Com o 2-L aspirado ele faz o 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, enquanto que com o THP 165 faz em 8,8 segundos. 

De velocidade máxima, com o 2-L ele atinge 208 km/h, enquanto que com o THP 165 atinge 214 km/h. Como se vê, são resultados até que próximos, isso porque para obtê-los trabalhamos o motor em regime máximo de rotações, que é quando as potências produzidas se aproximam uma da outra, porém no chamado uso normal não dirigimos assim. Normalmente usamos regimes baixos e médios e mesmo assim queremos, com pouca aceleração, retomadas consistentes e rápidas, e nisso o THP 165 se sai muito melhor. Tem muito mais pegada em giro baixo, que corresponderia à de um motor aspirado de muito maior potência, algo como um V-6 3-L de pouco mais de 200 cv.

Na prática, portanto, no dia-a-dia, temos respostas de um V-6 vindas de um econômico L-4. O consumo que apurei com o THP 165 — segundo o computador de bordo — foi de 8 a 9 km/l na cidade, dependendo do tráfego, e 12,5 km/l andando rápido na estrada, sem muita folga. Pelo consumo apurado pelo Bob em seu teste do 2-L, o consumo do THP 165, se não é igual ao do 2-L, é até menor. Não esqueçamos que a cilindrada do THP 165 é menor, 1,6-L, em sintonia com a tendência mundial de  cilindrada mais baixa associada a superalimentação que parece irreversível.


Como se vê, só se pode elogiar este bom motor a gasolina exclusivamente e de injeção direta. Não é à toa que seu uso se espalhou por uma enorme gama de modelos, de diferentes funções e pesos, como, por exemplo, o crossover Peugeot 3008, os esportivos Peugeot RCZ e 308 CC, e o hot hatch Citroën DS3, sendo que a todos ele atende perfeitamente bem, dando esportividade aos esportivos, força ao crossover e agradáveis e consistentes retomadas a este sedã C4 Lounge Exclusive, acelerando seus 1.437 kg como se fossem a coisa mais leve do mundo — acelerando e gastando pouco, ressalve-se.

Bom, quanto ao chão do C4 Lounge, pelo modo como atende nossas necessidades de conforto e comportamento, para mim ele passou a ser referência no segmento. Consegue ser macio em piso ruim, mesmo sofrendo um pouco com a rispidez provinda de pneus duros (35 lb/pol² de pressão nos quatro). A explicação para a insistência em pneus duros é que, teoricamente, segundo aquelas pesquisas que nunca nos consultaram, o potencial consumidor gosta de “roda lindona”, roda grande em pneu com pouco flanco, e em vista disso o C4 Lounge vem com Michelin Primacy HP 225/45R17W de baixo atrito de rolamento, quando que para as nossas condições o mais recomendado seriam os 205/55R16W, como os que equipam o C4 Lounge Origine, a versão de entrada. É a velha falta de esclarecimento do brasileiro, é ranço de país-colônia tropical imitando a metrópole temperada, mesmo que tenha que padecer por isso, tal qual suar em bicas vestido com um londrino terno escuro sob um sol senegalesco. 


Quando o asfalto é bom — tipo entre o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada —, não se quer outro pneu, pois esse 225/45R17 que o equipa é excelente em aderência e silêncio. Porém o Brasil ainda é o Brasil de sempre — apesar da propaganda governamental martelar que está tudo no “Padrão FIFA” — então já estava mais que na hora de colocarmos os pés no chão usando algo adequado para o piso “Padrão Esculacho” que temos. Um pouco de ilusão é bom, ninguém sobrevive sem ela, mas ilusão demais não é algo inteligente.  

A suspensão, como disse, filtra bastante a dureza dos pneus. Está boa, parece bem projetada para agüentar nossa situação, passa robustez e é silenciosa. E quanto à estabilidade proporcionada, tanto em retas quanto em curvas, é simplesmente excelente. Viajar com o carro é prazer do começo ao fim. Vai silencioso, tem boa pegada e segue colado ao chão. Entra em curva decidido, rápido, frente bem plantada, e segue o traçado com precisão cirúrgica.

Tem controle de estabilidade e tração, que podem ser desligados mediante um botão à esquerda no painel. Infelizmente esse desligamento é temporário. Se após desligá-los tocarmos “ao gosto” em curvas, provocando escapadas, ele entende que o motorista não está com a mão no carro e reassume suas funções, voltando a ligar os controles. No Citroën DS3 não é assim. Se você desligou, desligou. Fica por sua conta, e aí ele melhora bem para uma tocada forte pra valer, tipo autódromo. O C4 Lounge, como se vê, não foi feito para autódromo, porém esses controles, na condição de estrada — rápido, mas sem barbarismos — trabalham muito bem.


O câmbio Aisin, japonês, não é de hoje que forma um excelente conjunto com o THP 165. Os dois se entendem perfeitamente, ou seja, deixe com eles que a coisa funciona. As trocas são suaves e quase imperceptíveis. Há o botão “S” que o deixa mais esportivo, e nesse caso ele só sobe até a 5ª marcha, já que a 6ª é uma marcha de descanso e não desempenho — v/1000 44,8 km/h, 2.700 rpm a 120 km/h, máxima em 5ª a 6.100 rpm. 

Há o botão para neve, quando ele passa a sair em 2ª marcha e faz trocas em giro mais baixo, já que em piso bem escorregadio, como neve ou lama sabão, o recomendável é utilizarmos uma marcha acima do que usaríamos em piso seco para não “quebrarmos” o limite da aderência. Há o recurso de trocas manuais, feitas por meio de toques na alavanca de câmbio, onde para frente sobe marcha e para trás, reduz. No modo manual se percebe bem a tremenda elasticidade deste pequeno 1,6-L. Por exemplo: estando em torno de 60 km/h, se o colocarmos em 5ª marcha e acelerarmos forte, ele se mantém em 5ª e retoma com um vigor que impressiona. Só no caso pisarmos fundo mesmo, no talo, vencendo a resistência no fim do curso, que ele trata de reduzir direto para 3ª e pular adiante com vigor.

Não vou me alongar em considerações de outros itens, pois tudo isso já foi, a meu ver, perfeitamente descrito pelo Bob. Cabe aqui só citar o quanto este já consagrado motor THP 165 enriquece o C4 Lounge, que custa R$ 77.990, exatos R$ 5.000 mais que o 2-L. A conclusão é que podendo pagar a diferença de preço, vale.


FICHA TÉCNICA CITROËN C4 LOUNGE EXCLUSIVE THP 165

MOTOR
Denominação, localização e posição
EP6CDTM, dianteiro transversal
Combustível
Gasolina
Aspiração
Superalimentação por turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, 1 bar
Taxa de compressão
11:1
Diâmetro dos cilindros/curso dos pistões
77 x 85,8 mm
Cilindrada
1.598 cm³
Potência máxima
165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo
24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Material do bloco/cabeçote
Alumínio
N° e arranjo dos cilindros/arrefecimento
Quatro em linha/a líquido
Localização dos comandos de válvulas
Cabeçote
Árvores de comando de válvulas/acionamento
Duas, corrente
N° de válvulas por cilindro/localização/atuação
Quatro/cabeçote/indireta por alavanca-dedo
Variador de fase
Comando de admissão e escapamento
Coletor de admissão variável
Não
Formação de mistura
Injeção direta
TRANSMISSÃO
Câmbio/rodas motrizes
Automático epicíclico Aisin Auto6/dianteiras
Controle de tração/bloqueio de diferencial
Sim/não
N° de marchas à frente/alavanca seletora
Seis/assoalho
Relações das marchas
1ª 4,15:1; 2ª 2:37:1; 3ª 1,56:1; 4ª 1,16:1; 5ª 0,86:1; 6ª 0,67:1; ré 3,39:1
Relação de diferencia
3,87:1
SUSPENSÃO
Dianteira
Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira
Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizador integrada
DIREÇÃO
Tipo
Pinhão e cremalheira
Relação/assistência
N.D./eletroidráulica
Diâmetro mínimo de curva
11,1 m
FREIOS
Servoassistência/tipo
Sim/a vácuo
Dianteiros
A disco ventilado, Ø 283 mm
Traseiros
A disco, Ø 249 mm
RODAS E PNEUS
Rodas
Alumínio, 6Jx17
Pneus
225/45R17W
SISTEMA ELÉTRICO/GERADOR
Tensão nominal (V)
12
Tipo de gerador
Alternador
CARROCERIA
Construção
Monobloco, subchassi dianteiro, sedã
Número de portas/número de lugares
Quatro/cinco
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento
4.621 mm
Largura
1.789 mm
Altura
1.505 mm
Distância entre eixos
2.710 mm
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h
8,8 s
Velocidade máxima
214 km/h
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Urbano (computador de bordo)
9 km/l (11,1 l/100 km)
Rodoviário (computador de bordo)
12,5 km/l (8 l/100 km)
CAPACIDADES E PESOS
Porta-malas
450 litros
Tanque de combustível
60 litros
Peso em ordem de marcha
1.437 kg
Carga útil
410 kg
GARANTIA
Termo
3 anos
MANUTENÇÃO
Revisões e troca do óleo do motor
A cada 10.000 km ou 1 ano


Obs:Desde já, quero informar, que o post foi feito pelo blog Auto Entusiastas. Eu apenas divulguei aqui no Fanáticos Por Carros. Não tendo, portanto infligindo nenhuma lei.

VOLKSWAGEN: A VW CELEBRA 60 ANOS NO BRASIL COM MOSTRA NA ALEMANHA.

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Os carros estão expostos no museu  da marca em Wolfsburg.

A Volkswagen AG resolveu prestar uma bela homenagem aos 60 anos de sua filial brasileira. A empresa está realizando no museu ZeitHaus, em Wolfsburg, uma exposição com alguns dos carros mais emblemáticos da história da VW brasileira. Estão no local os modelos Fusca, SP2, Kombi e Gol GTi, além da Brasília, que se encontra do lado de fora do museu.

O Fusca escolhido pela VW alemã foi fabricado em 1986, e é da edição Última Série, sendo uma das últimas unidades produzidas antes de sua primeira despedida – o modelo voltaria a ser vendido entre 1993 e 1996 a pedido do então presidente da República Itamar Franco. 


Já o SP2, que chegou a ser considerado o Volkswagen mais belo do mundo na sua época, é representado por um reluzente exemplar amarelo. Embora tivesse um design bastante esportivo, o desempenho do motor 1.7 refrigerado a ar não condizia com o visual nervoso. O SP2, aliás, é um dos modelos brasileiros pertencentes ao acervo do museu ZeitHaus, mantido pela própria Volkswagen.

A Kombi Last Edition também ganhou espaço na mostra como uma das 1.200 unidades derradeiras da perua. A edição especial marca a despedida do veículo, que é fabricado por aqui desde 1957 e deixará de ser produzido no ano que vem, por conta da nova lei que obriga que todos os carros feitos no Brasil saiam de fábrica com airbag duplo e freios ABS. Quem quiser comprá-la aqui precisará desembolsar 85 mil reais.


O Gol GTi é o exemplar mais recente em exposição. Embora a placa indique o ano de 1988, o veículo escolhido foi feito nos anos 90, quando o carro passou por sua primeira reestilização, marcada pelos faróis mais retangulares. Ele se diferenciava dos outros Gols pela pintura em dois tons, pelo par de faróis auxiliares e pelas rodas de liga leve. O esportivo foi o primeiro automóvel brasileiro equipado com injeção eletrônica de combustível.

Fonte: Quatro Rodas

CHRYSLER: A CHRYSLER ACABA DE REVELAR 5 MODELOS PARA O SEMA SHOW.

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O evento acontecerá a partir do dia 5 de novembro, em Las Vegas(EUA).  

Após divulgar no começo deste mês que levaria 20 modelos ao SEMA Show, a Chrysler revelou cinco versões que estarão presentes no evento de customizados que acontece em Las Vegas, Estados Unidos, a partir do dia 5 de novembro: Fiat 500L Adventurer (foto acima), Ram Sun Chaser, Jeep Cherokee Trail Carver, Dodge Durango e Chrysler 300S 2014. 

Ram Sun Chaser

A picape Ram Sun Chaser é baseada na Ram 1500 Quad Cab e vem com uma pintura laranja e capô e teto esportivos, além de um kit para elevar a altura do veículo e um sistema de escape cat-back da Mopar. Outros destaques ficam por conta do suporte para prancha de surfe, largas entradas de ar e rodas de 17 polegadas. A caminhonete também possui um kit para improvisar um chuveiro na traseira. 

O Fiat 500L Adventurer é um conceito de três cores, branco, laranja e preto, com um rack generoso no teto, faróis com máscara negra e rodas de liga leve de 18 polegadas. O veículo também tem assento de camurça e couro e acabamentos internos nas mesmas cores do exterior.

Jeep Cherokee Trail Carver

O Jeep Cherokee Trail Carver foi projetado para apaixonados por trilhas e apresenta gráficos personalizados, ganchos de reboque na cor laranja e pneus off-road. Outros destaques incluem assentos de couro Katzkin, um carregador de smartphones sem fio e conectividade WiFi.


Já o Chrysler 300S 2014 possui spoiler SRT e rodas de liga leve de 20 polegadas . O carro também foi equipado com uma suspensão rebaixada e um interior atualizado que possui bancos de couro de dois tons e acabamento de cetim preto. 

Nenhuma informação foi divulgada sobre o Dodge Durango (foto abaixo) que será mostrado durante o SEMA Show 2013.


Fonte: Quatro Rodas

HONDA: A HONDA MOSTRARÁ URBAN SUV FINAL EM TÓQUIO.

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O modelo da Honda vai entrar na briga contra o Ford EcoSport.

A Honda aproveitará o Salão de Tóquio, que acontecerá em novembro, para mostrar a versão definitiva do Urban SUV, o futuro rival do Ford EcoSport.
Projetado sob a plataforma do novo Fit, o Urban SUV terá 4,30 metros de comprimento, sendo 22,8 centímetros mais curto que o CR-V. Seu porte o deixa na medida para concorrer com os futuros rivais do EcoSport, incluindo Peugeot 2008 e Renault Captur. Na Europa, onde ele será lançado em 2015, o Urban também enfrentará o Nissan Juke.

“O veículo será uma reprodução bastante fiel da versão de produção”, afirmou o vice-presidente de marketing da Honda norte-americana, Mike Accavitti, à revista Auto Express.

Além da plataforma, o Urban SUV também deve compartilhar as opções de motorização com o novo Fit. O utilitário esportivo será um veículo global, com lançamento primeiramente no Japão ainda em 2013. Em 2014, ele será lançado nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. O modelo será fabricado no Brasil.
Fonte: Quatro Rodas

HONDA: A HONDA MOSTRARÁ O CIVIC SI COUPE 2014 NO SEMA SHOW.

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A fabricante japonesa promete aumento considerável no desempenho do Civic SI.

Honda anunciou os planos de introduzir o Civic Si Coupe 2014 durante o SEMA Show, que acontece em Las Vegas a partir do dia 5 de novembro. 

A fabricante japonesa afirmou ter deixado o estilo do exterior do cupê mais agressivo, assim como aumentou consideravelmente seu desempenho. A partir da única foto oficial divulgada, é possível notar que a asa traseira e os para-choques foram redesenhados, juntamente com um novo difusor e novos grafismos das luzes traseiras. Além disso, parece haver um novo conjunto de rodas de liga leve. 

Já que a Honda prometeu "melhorias de desempenho" consideráveis, espera-se que o desempenho de 204 cavalos de potência a 7.000 rpm e 23,45 mkgf de torque a 4.400 rpm do motor i-VTEC de 4 cilindros e 2.4 litros atual seja superado com folga. 

O carro provavelmente estará equipado com a mesma caixa de câmbio manual de seis velocidades e o diferencial de deslizamento limitado helicoidal. A Honda afirmou ainda que diversas versões do Civic Coupe, assim como o, serão exibidas no SEMA.

Fonte: Quatro Rodas

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